Data: 13/08/2019

Campanha contra raiva deve vacinar mais de 2500 cães e gatos em Canabrava do Norte

A meta é imunizar mais de 2200 cães e gatos até o final de outubro em Canabrava do Norte. A Campanha de vacinação foi lançada nesta segunda-feira (06) pelo prefeito João Cleiton, juntamente com a Secretária de Saúde. A vacina gratuita pé contra aa raiva, uma doença letal aos animais e transmissível às pessoas, cuja contaminação corre por mordidas e arranhões. A campanha ocorrerá em todo o município, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde.

A raiva é uma antropozoonose, doença que acomete humanos e animais, transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreção de animais infectados, tendo como característica encefalite progressiva e aguda, apresentando letalidade de quase 100%. Cães e gatos são a principal fonte de infecção do vírus as áreas urbanas do Brasil.

O Prefeito João Cleiton enfatizou a importância deste trabalho, que salva vidas, e agradeceu o empenhos dos servidores que estão trabalhando pela saúde da população canabravense e o bem estar dos animais.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Poliana Queiroz de Sousa, a vacinação, dos animais, é a única forma de manter o controle da doença em Canabrava do Norte, e ainda destacou: “É de extrema importância que donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de atendimento que estamos disponibilizando. A vacina é gratuita e é única forma de evitar a infecção pelo vírus da raiva. Nossas equipes estão de prontidão e vamos trabalhar para atingir a meta”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Poliana.

Os donos de cães e gatos e gatos, a partir de três meses, inclusive cadelas e gatas prenhas ou em lactação, devem levar seus animais na Secretaria Municipal de Saúde para receber a dose da vacina. No ato da vacina, é importante que o responsável possua em mãos a caderneta de vacinação do bicho de estimação.