Data: 21/10/2017

Canabrava do Norte receberá computadores doados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e comunicação.

O município de Canabrava do Norte receberá essa semana os computadores doados pelo programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação. 18 municípios se cadastraram para receber o benefício e 1500 máquinas serão entregues, sendo 500 nessa primeira leva. O município de Canabrava do Norte será contemplado com 50 computadores.

De acordo com a assessoria, os computadores doados aos municípios são recondicionados. Quando máquinas nos Ministérios e nos órgãos federais apresentam algum tipo de pane são substituídas. As que apresentaram defeitos são então encaminhadas para um centro de recondicionamento, onde são consertadas. Assim que passam a funcionar perfeitamente são direcionadas para municípios inscritos no Gesac.

Os computadores recondicionados são enviados como doações para municípios usarem em locais de uso público, como escolas, hospitais, quilombos e telecentros, no município de Canabrava do Norte, os mesmos serão utilizados em um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Segundo o assessor especial adjunto do Ministério, José Augusto Curvo, tudo o que a prefeitura precisa disponibilizar é local com energia elétrica e um ponto de telefone, para a instalação da internet. “Por enquanto, a internet utilizada pelo programa é da Embratel, mas a partir de janeiro será do primeiro satélite brasileiro, que está em fase final de testes. Com o Gesac e o satélite a conectividade do nosso país irá crescer exponencialmente”, salienta. José Augusto Curvo, em conversa com o prefeito municipal, João Cleiton Medeiros, garantiu que o município de Canabrava do Norte será contemplado o ano que vem, com antenas que captaram sinais do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio pelo governo federal, que tem como um dos objetivos ampliar a distribuição de internet de alta velocidade, o que fará com que o município consiga emitir sinais de internet wi-fi de forma gratuita em locais públicos e remotos do município.

O SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa, recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos.

Foi adquirido pela Telebrás e possui uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) – especialmente em áreas remotas – e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.

Os municípios que vão receber as doações dos computadores no estado de Mato Grosso são Canabrava do Norte, Denise, Canarana, Rosário Oeste, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Alto Taquari, Água Boa, Poxoréu, Querência, Guiratinga, Porto Alegre do Norte, Santa Teresinha, Porto dos Gaúchos, Alto Paraguai, Vila Bela da Santíssima Trindade e São José dos Quatro Marcos. As prefeituras assinaram um termo de doação enviado pelo ministério.