Data: 24/10/2022

Secretaria municipal de Saúde realiza encontro referente ao outubro rosa

A secretaria de Saúde realizou no último dia 21 de outubro, na Câmara municipal de vereadores, um evento em referência ao outubro rosa, uma campanha nacional sobre a importância da prevenção ao Câncer de mama e colo do útero.

O evento que teve início às 19 horas, teve a presença de cerca de 82 mulheres que participaram de  uma roda de conversa para conscientização sobre o tema, desfile, sorteio de brindes e um coffee break para confraternização.

O Câncer de colo de útero( CCU) é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. É uma patologia passível de prevenção e quando diagnosticada a tempo as chances de cura são 100%. O diagnóstico é feito através de um exame simples, barato e eficaz. Em Canabrava do Norte é realizado nas Unidade Básicas de Saúde.  Na UBS Urbana às quintas- feiras, em Primavera do Fontoura na terça á tarde e na UBS rural todos os dias.

Já o Câncer de  mama, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade, deve procurar a Unidade Básica  de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, mesmo que não apresente sintomas.  Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

SACOM- Danila Tavares