Data: 22/02/2020

PREFEITURA IMPLANTA REDESIM EM CANABRAVA DO NORTE E ABERTURA DE EMPRESA PODE SER FEITA EM UM DIA

O prefeito João Cleiton Araújo de Medeiros, assinou, no dia 20 de fevereiro, no circuito empreendedor, com a presidente da JUCEMAT, Gercimira Ramos Moreira Rezende e o secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Celso Paulo Banazeski, termo de cooperação entre a prefeitura e a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) para implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, (Redesim), sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos que demorava de 45 a 60 dias para um único dia.

“Esse termo de cooperação que a prefeitura fez com a Junta Comercial visa a Integração de dados empresariais via web, economicidade de processos, conforme Lei nº 11.598/2007. Esta Lei estabelece normas gerais de simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Na prática, isso irá facilitar, modernizar, agilizar e principalmente em termos de abertura de empresas, cadastramento, tanto na Receita (Federal), quando Junta Comercial. Esse processo demorava muito. Hoje, nós queremos, depois dos treinamentos, agilizar. É um grande desafio que nós temos a certeza que Canabrava do Norte está no rumo certo, no rumo do desenvolvimento e modernização. Esse é o trabalho da prefeitura, queremos estar facilitando a vida das empresas, do cidadão. Iremos usar esse termo com a parceria dos contadores. Todas essas informações que vão estar nesse cadastro, é a vida da empresa”, explicou o prefeito, em entrevista coletiva.

Todos os processos realizados pela Redesim devem ser feitos pela internet, desde o registro, inscrição, alteração até a baixa das empresas. O empresário ganha na agilidade do tempo para obter o documento e por não precisar se deslocar para assinar papéis. “O cadastro vai ser único para a empresa. Quando o contador precisa de alguma informação ou o próprio empresário, ele vai acessar via web. Tudo vai estar integrado. Quando precisa anexar um documento, vai pelo sistema, não precisa de autenticação, de levar o físico do documento para prefeitura, para vigilância sanitária. Emfim, todos os órgãos vão estar integrados. Facilita de mais a vida dos contadores, dos empresários e principalmente do empreendedor. Isso faz que num país que precisa muito geral emprego, poder avançar com muito mais rapidez”, disse o secretário Celso Paulo Banazeski.
  Os servidores do setor de Tributos da prefeitura irão realizar um treinamento para poder acessar o sistema.