Data: 17/04/2020

USO DE MÁSCARA OBRIGATÓRIO- EU CUIDO DE VOCÊ, VOCÊ CUIDA DE MIM

MÁSCARA SIM!
CAMPANHA EU CUIDO DE VOCÊ, VOCÊ CUIDA DE MIM.
Recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para o uso correto de máscaras.

Devido a determinação do Ministério da Saúde e do decreto do Governo do estado de Mato Grosso, que torna obrigatório o uso de máscara de proteção como forma de evitar o contágio por coronavírus, a Prefeitura de Canabrava do Norte por meio da Secretaria de Saúde, orienta que a população passe a usar máscaras caseiras, que podem ser feitas com algodão, tricoline e TNT (descartável), tecidos recomendados. Para ser mais eficiente, a recomendação é que tenha três camadas de tecido. Podem ser confeccionadas com tiras costuradas do próprio tecido ou fazendo furos e utilizando elásticos para roupas.

Higienização:
Um ponto importante é a forma de limpar a máscara. Se possível, troque quando sentir que ela umedeceu. Ao chegar em casa, tire pelas alças, deixe de molho por uns 30 minutos (500ml de água +10ml de água sanitária), lave com água e sabão e passe com ferro quente.

Vale destacar que a higienização das mãos é também muito importante, lavando com água e sabão e usando álcool em gel 70%. Por isso o uso de luvas não é recomendado. Elas causam a falsa sensação de proteção e, com isso, as pessoas tocam em tudo, espalhando o vírus que fica na superfície dos objetos.

Como usar a máscara corretamente?

- Seu uso deve ser individual;
- Evite tocar na máscara durante o uso, se tocar, higienize as suas mãos;
- Evite mexer enquanto estiver usando;
- Se precisar mexer ou ajustar fazer pelos elásticos ou amarração;
- Trocar se estiver úmida;
- Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão antes de retirar a máscara.