Data: 28/04/2021

MT 109, UM SONHO SE TORNANDO REALIDADE

Há mais de 10 anos, em reunião com empresários e lideranças políticas da região, no município de Vila Rica, o ex- governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, desenhou em um guardanapo o traçado do que seria a MT 109 dentro do município de Canabrava do Norte. Por isto, ela é popularmente conhecida como Estrada do Guardanapo.

Depois de muitas lutas, de gestões que se passaram sem que o projeto de pavimentação tenha saído do papel, finalmente a MT 109 começou a se tornar uma realidade palpável.

Um dos últimos capítulos para que a pavimentação finalmente tivesse início, foi a audiência pública realizada em setembro de 2020 no distrito de Espigão do leste, que contou com a presença do vice- governador do estado, Otaviano Pivetta. Nesta ocasião ficou acordado que o estado entraria com a maior parte dos recursos e os municípios e produtores contribuiriam com o restante, que necessariamente não precisaria ser em dinheiro e sim em serviços.

As obras começaram no início de abril. Ao todo serão 69 quilômetros asfaltados, entre São Felix do Araguaia e Canabrava do Norte.

No que se refere ao nosso município, se faz necessário os licenciamentos para as jazidas, o recuo das cercas, a limpeza do recuo e depois que o asfalto for concluído, a sinalização horizontal, vertical e a recuperação ambiental, tanto da área das jazidas, quanto das adjacentes ao lado da rodovia. O valor estimado para se realizar tudo isso, chega a quase 8 milhões de reais.  A prefeitura não dispõe deste valor e está fazendo acordo com os produtores rurais, pois a atual gestão municipal, representada pelo prefeito João Cleiton Medeiros, entende que a MT 109 é de extrema importância para o desenvolvimento não só de Canabrava do Norte, mas de toda região. Sendo assim, a administração municipal, por meio da secretaria de infraestrutura, está empenhando-se ao máximo para o cumprimento do que foi acordado, para que a pavimentação finalmente saia do papel e se torne realidade.